O Bananeiro
dezembro 25, 2013
A ida ao Bananeiro, horas antes da consoada, é uma das tradições mais seguidas pelos bracarenses na famosa Rua do Souto em Braga.
A tradição começou à trinta anos atrás no espaço da Casa das Bananas.
O Braga Cool conta-nos que naquela época o estabelecimento pertencente a Manuel Rio, era apenas um armazém de bananas, que para atrair mais pessoas ao seu estabelecimento, montou um pequeno balcão onde se bebia o vinho moscatel; e quando alguém pedia algo para confortar o estômago, o proprietário apresentava-lhe uma banana da casa.
Contudo esta combinação invulgar ganhou mais força com a pequena tradição que os antigos colegas de liceu do filho do proprietário, Jorge Rio, conhecido na cidade como o "Bananeiro", criaram ao se juntarem pela altura do Natal, na casa das Bananas, para brindarem com um cálice de moscatel acompanhado de uma banana.
O convívio restrito que era apenas de um grupo de amigos e clientes, ano após ano, rapidamente se expandiu a ser um ponto de encontro de todos os bracarenses e não só....
Nos dias de hoje a Rua do Souto é inundada por milhares de pessoas, onde todos vão ao Bananeiro , brindar o Natal com a família e amigos.
Consta-se que neste dia é o ponto de encontro de amigos de longa data que apenas se encontram uma vez por ano no Bananeiro.
Ontem foi a primeira vez que vivi com o maior prazer esta tradição de Natal em Braga e achei interessante dar-vos a conhecer uma tradição querida aqui do Minho.
Nota:
Tanto o texto como as imagens foram retirados do site BragaCool.
Poderão consultar o artigo original aqui.
Enviar um comentário
Thanks for passing on my blog! ♥