A convite do Porto Fashion Makers juntamente com a Associação da Ourivesaria (AORP) e a PortoJoía visitei o percurso "Portuguese Jewellery Guide". 

No passado 25 de setembro, e no âmbito da feira PortoJóia, fizemos o percurso por três maravilhosas oficinas, o que possibilitou-me de conhecer por perto esta industria que até ao presente era desconhecida por mim e por outros players da moda. 

A primeira oficina que visitamos foi a ALCINO. Uma das oficinas mais antigas de Portugal especializada em pratas decorativas. Esta oficina trabalha a área da prata à 112 anos, com arte, tradição e qualidade. A ALCINO é uma empresa com tradição, nascida no Porto e mantida numa empresa familiar que hoje se projeta no futuro com talento e design.
O segredo das suas peças, está nas mãos que, com firmeza e suavidade, seduzem a prata e lhe atribuem uma forma e uma alma. Gestos que se repetem e se interiorizam, num aperfeiçoamento constante e sempre inovador.

A ALCINO desde sempre conviveu com notáveis artistas, como Arquitectos, Pintores e Escultores, resultando assim no seu portfólio diversos objectos exclusivo. Estas são algumas das peças que talham. Lindas não são? 


O Sr. Manuel Alcino explicou-nos todo o processo de criação de todas as peças, da marca, das peças de autor, arte sacra, peças decorativas, trabalho da oficina chegando ao produto final.
Foto cedida pelo blog "Dois Igual a Três".  












 Conhecer de perto todo este processo criativo foi algo muito especial. A experiência foi inimaginável. Fico grata à Joana Campos Silva por ter-me convidado a viver esta experiência. Poder estar presente, ouvir, tocar e fotografar todo este processo que acabam de observar, no contacto direto com todo este processo criativo com joalheiros, que é totalmente desconhecido por muitos. Por mim.
Tudo o que vi (o que viram em imagens) faz parte de um todo processo criativo das peças que observamos nas montras de uma vitrina de uma ourivesaria.

Conheçam o ALCINO através das seguintes moradas online:

Não percam o próximo post --> Portuguese Jewellery Guide, desta vez, à oficina da Verde Green!




Enviar um comentário

Thanks for passing on my blog! ♥

Youtube

Contact